Praga – Chéquia, 08 a 12 de julho de 2023
08/08/2022
– Apresentação individual (características pessoais/competências)
– Trabalho de grupo (reflexão/discussão sobre o significado de Exclusão, Separação, Integração e Inclusão, num contexto educativo), experiências individuais.
– Inclusão, solução para todos os casos?
– Visita guiada ao centro histórico da cidade de Praga.
09/08/2022
– Inclusão – Fatores de risco e barreiras (trabalho de grupo)
– Comunicação – Barreiras
– Tipos de personalidade na comunicação
– A importância do “ouvir” na comunicação
– Debate em grupo (caso prático “Alligator River”)
– Conceito de valor moral.
– Teoria do desenvolvimento moral (Lawrence Kohlberg)
– O Feedback em comunicação (visualização de um vídeo e debate em grande grupo)
10/08/2022
– Desenvolvimento Psicossocial no contexto do ambiente escolar
– O que faz os alunos felizes na Escola (Trabalho de grupo)
– Educação positiva/psicologia positiva
– PERMA (princípios básicos para uma educação positiva)
– Emoções (reflexão/debate)
– Debate em grande grupo “How to feel good as a teacher”
– Síndrome do Burnout (diferentes fases)
11/08/2022
– Dinâmica de grupo (vantagens e desvantagens)
– Atividades de grupo – inclusão
– Atividades colaborativas – Métodos
– Atividade de grupo “Let’s save the world”
– Interseccionalidade (Roda do poder/privilégio
12/08/2022
– Educação Criativa
– Interdisciplinaridade
– Atividades artísticas- arte colaborativa
– Trabalho de grupo “Time to create – Mythical animal”
– Feedback/Debriefing (conceito)
– Trabalho de grupo (pequena encenação) “but I would do it again”
– Reflexão individual sobre o Curso.
– Entrega dos certificados