Mobilidade alunos

Atividade de aprendizagem no Centro Educativo Ponce de León, Madrid, Espanha

Nos dias 12 a 16 de fevereiro de 2023, um grupo de 8 alunos e 2 professores deslocou-se ao Centro Educativo Ponce de León, em Madrid, Espanha, uma instituição inclusiva especializada em surdo-cegueira.

Nesta instituição os participantes tiveram oportunidade de contactar com alunos com problemas de surdez e cegueira, aprender noções básicas de língua gestual espanhola, desenvolver os conhecimentos desta língua, bem como da língua inglesa, e tratar o tema do meio ambiente através da realização de posters e da criação de slogans alusivos com representação em vídeo, nas várias línguas português, espanhol, inglês e língua gestual espanhola. Também visitaram o horto da escola, gravaram os slogans, e fizeram edição de vídeo através do uso de várias ferramentas digitais.

Como atividades culturais realizaram uma visita guiada pela Madrid dos Áustrias, visitaram uma exposição imersiva sobre Tutankamon, o Jardim do Retiro e o Museu do Prado.

https://youtu.be/2vPYslaWDoQ

Atividade de aprendizagem com alunos no Collège Saint Jean Baptiste de Guérande, Guérande, França

Nos dias 11 a 17 de outubro de 2022, o AEMT realizou uma mobilidade com alunos dos 8.º e 9.º anos, a Guérande, França, tendo como objetivos o desenvolvimento de competências de comunicação em língua francesa e dos conhecimentos sobre o cinema francês. Tendo por base o cinema de Jacques Tati, os alunos tiveram como tarefas a realização de uma curta metragem, nas suas diferentes etapas: escrita do argumento, preparação dos efeitos sonoros, escolha do guarda roupa e filmagem. A atividade de filmagem desenvolveu-se na praia de Le Croisic, Bretanha, e foi acompanhada por uma realizadora profissional que os orientou nas tarefas e esteve com o grupo de alunos portugueses e franceses durante toda a filmagem.

Ainda nesta mobilidade, os alunos participaram no Festival de Cinema de Le Croisic, podendo contactar com atores franceses e assistiram à estreia de alguns filmes que estavam em concurso.

O produto final – curta-metragem- foi apresentada na sala de cinema de Bragança para o público em geral, quando o AE Miguel Torga recebeu o grupo de alunos e professores franceses do Collège Saint-Jean Baptiste de Guérande, tendo, nesta mobilidade, os objetivos de aprofundar conhecimentos sobre o cinema português, como base no cinema de Manoel de Oliveira.