Inclusive Education

Praga – Chéquia, 08 a 12 de julho de 2023


08/08/2022

– Apresentação individual (características pessoais/competências)

– Trabalho de grupo (reflexão/discussão sobre o significado de Exclusão, Separação, Integração e Inclusão, num contexto educativo), experiências individuais.

Como alcançar a Inclusão.

– Inclusão, solução para todos os casos?

– Visita guiada ao centro histórico da cidade de Praga.

09/08/2022

– Inclusão – Fatores de risco e barreiras (trabalho de grupo)

– Comunicação – Barreiras

– Tipos de personalidade na comunicação

– A importância do “ouvir” na comunicação

– Debate em grupo (caso prático “Alligator River”)

– Conceito de valor moral.

– Teoria do desenvolvimento moral (Lawrence Kohlberg)

– O Feedback em comunicação (visualização de um vídeo e debate em grande grupo)

10/08/2022

– Desenvolvimento Psicossocial no contexto do ambiente escolar

– O que faz os alunos felizes na Escola (Trabalho de grupo)

– Educação positiva/psicologia positiva

– PERMA (princípios básicos para uma educação positiva)

– Emoções (reflexão/debate)

– Debate em grande grupo “How to feel good as a teacher”

– Síndrome do Burnout (diferentes fases)

11/08/2022

– Dinâmica de grupo (vantagens e desvantagens)

– Atividades de grupo – inclusão

– Atividades colaborativas – Métodos

– Atividade de grupo “Let’s save the world”

– Interseccionalidade (Roda do poder/privilégio

12/08/2022

– Educação Criativa

– Interdisciplinaridade

– Atividades artísticas- arte colaborativa

– Trabalho de grupo “Time to create – Mythical animal”

– Feedback/Debriefing (conceito)

– Trabalho de grupo (pequena encenação) “but I would do it again”

– Reflexão individual sobre o Curso.

– Entrega dos certificados