Job Shadowing


Miguel Esteban, Espanha, 16 a 19 de maio de 2023

As docentes Cecília Falcão e Rosa Sobral participaram numa atividade de Job Shadowing (observação de práticas) na escola IESO Juan Patiño Torres, Miguel Esteban (Castilla La Mancha), que tinha como objetivo a observação de práticas de inclusão, os uso de novas metodologias, projetos desenvolvidos na instituição e as dinâmicas da biblioteca escolar.

Descrição da atividade:

1º Dia

Apresentação do Programa “Aluno Ajudante”, do “Plano de Leitura”, do “Plano Lemos CLM” e do “Plano de Igualdade”;

Observação de uma aula onde foram utilizadas novas metodologias interativas;

Representação pelos alunos de um projecto transversal com base em romances do cancioneiro tradicional;

Programa cultural – visita aos Moinhos e Museu do Campo de Criptana.

2º Dia

Pequeno-almoço saudável organizado pela Associação de Pais para toda a comunidade educativa;

Observação de uma aula de Artes cénicas e dança;

Apresentação de novas tecnologias utilizadas em sala de aula;

Apresentação de metodologias aplicadas no ensino da língua inglesa;

Programa cultural – almoço-convívio (paella) no jardim da escola e visita a espaços evocativos de Cervantes e do universo de Don Quijote de la Mancha e Dulcineia (El Toboso, Alcázar de San Juan).

3º Dia

Apresentação do Projeto Europeu: “ Aula do Futuro” – Future classroom lab ;

Visita ao parque de reserva ornitológica “Los charcones” e a um centro de educação primária e ao infantário;

Visita a uma exposição intitulada “Figuras vivientes”;

Observação de uma aula bilingue (espanhol/inglês) na disciplina de História e Geografia.

4º Dia

Observação de uma aula de Projetos de Artes Plásticas;

Observação de uma aula de Matemática, exemplos de atividade articulada com o “Plan Lector” e outra com o Departamento de Música;

Observação de uma aula de música (opcional, com alunos de vários níveis);

Apresentação aos professores da escola IESO sobre Portugal, a região de Bragança e o AEMT; Momento de reflexão sobre a jornada.–


 

Job Shadowing em Granada, Espanha:
Ênfase nas metodologias diferenciadas, na inclusão, no trabalho colaborativo e  de equipa entre docentes e na interculturalidade.

A atividade decorreu no Colégio Ave Maria, San Isidro, em Granada, Espanha, de 23 a 27 de maio de 2022. As professoras do 1º ciclo Irene Queijo e Natividade Gonçalves foram recebidas e acompanhadas pela professora Julia Rodríguez a quem agradecemos a amabilidade e disponibilidade.

ATIVIDADES:

23/05/2022
     Acompanhamento da visita de estudo de duas turmas ao Bairro Albaicín, seguido de piquenique no Colegio Ave Maria San Cristobal. 

24/05/2022
     Observação de uma aula de língua espanhola, 1º ano, na qual a professora usou o método Michu para as atividades de leitura e escrita;
     Participação num simulacro;
     Observação de aula de dança e de  xadrez;
     Observação de uma aula de matemática, cujo tema foi o uso da calculadora nas operações de adição e subtração;
     Observação de uma aula de educação visual, terminar um moinho   construído com figuras geométricas relacionado com o conteúdo da aula  de Matemática.

25/05/2022

Observação de duas aulas de matemática: cálculo com números  decimais- alunos resolveram os cálculos e discutiram o resultado com   os seus pares, e trabalho de grupo sobre o sistema sexagesimal – horas       e   minutos;

Observação de aula de língua espanhola sobre gramática;  

Aula de música – desenho da clave de sol e jogos no exterior.

26/05/2022

   Encontro com docentes da escola sobre trabalho colaborativo e de equipa.

   Visitas culturais e alguns dos mais importantes monumentos de   Granada como o  Alhambra, a Catedral de Granada ou a Igreja de São  João de Deus.

27/05/2022
    Observação de uma aula de matemática: resolução de problemas;
    Observação de uma aula de língua espanhola: ortografia;
    Observação de uma aula de educação física: jogos no exterior e aula de dança no interior do pavilhão gimnodesportivo;
    Observação de uma aula de música: entoação de uma canção no exterior com ritmos e batimentos corporais.