Objetivos

A implementação do projeto Erasmus+ 2023-1-PT01-KA121-SCH-000123571 no agrupamento tem como objetivos:

– Incrementar a dimensão europeia e internacionalização do agrupamento;
– Demarcar o agrupamento pela qualidade educativa;
– Envolver a comunidade educativa na mudança das práticas letivas e não letivas do
Agrupamento;
– Aumentar a motivação, confiança e espírito de iniciativa em relação ao
agrupamento;
– Proporcionar formação diversificada;
– Melhorar o sucesso escolar;
– Melhorar as competências linguísticas e comunicativas;
– Aumentar as competências individuais, sociais e profissionais;
– Incrementar as competências digitais da comunidade torguiana;
– Integrar de modo pleno e efetivo todos os alunos.

Este projeto, centra-se, por um lado, na formação dos docentes, em áreas diversificadas, de modo que a instituição possa aumentar o grau de satisfação e de motivação da comunidade educativa assim como melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem através de metodologias e estratégias diferenciadoras que permitam a melhoria das práticas letivas e do trabalho com os alunos em sala de aula. Por outro, centra-se, também, na formação pessoal e
desenvolvimento de competências dos alunos, possibilitando o alargamento de
conhecimentos e de vivências da população jovem do nosso Agrupamento. A
possibilidade de contactar com outras realidades, outras culturas aprofunda os valores
de tolerância e de respeito, necessários às novas gerações que se integram num
mundo europeu e globalizante.

Deste modo, tendo por base as necessidades do agrupamento definiram-se as seguintes áreas de intervenção prioritárias:
1 – Competências linguísticas nas diferentes línguas europeias, lecionadas no
agrupamento;
2- Novas metodologias de ensino/aprendizagem e de ferramentas que apostem no
trabalho colaborativo, de equipa, na articulação e na flexibilização, com vista à
inovação e melhoria da qualidade;
3 – Conhecimento de outros sistemas de educação com organização e gestão
diferentes, tendo em vista a implementação de métodos diferenciadores de
organização do estabelecimento de ensino;
4 – Práticas pedagógicas no âmbito da Educação Inclusiva, de modo a responder às
necessidades dos nossos alunos;
5 – Parcerias e rede de escolas europeias para reforço da internacionalização do
agrupamento.

Neste projeto planeamos efetuar as seguintes mobilidades de alunos e professores:

  • 1 perito convidado na área da inclusão;
  • 6 cursos estruturados;
  • 5 mobilidades para job shadowing, incluindo green travel;
  • 2 mobilidades de grupos de alunos: 12 alunos para Itália e 11 para França.