17 abril a 15 de junho de 2023
No dia 15 de junho, os estagiários VET, Bryan Minaya e Pablo Roca, de Técnico de Instalações de Telecomunicações e Técnico de Sistemas Microinformáticos, respetivamente, terminaram o sua atividade de 2 meses no agrupamento. Os dois jovens de Madrid, Espanha, levaram a cabo tarefas como montagem e instalação de sistemas informáticos, instalação e manutenção de equipamentos e desenvolvimento de páginas web.
5 a 9 de junho de 2023
Um grupo de 7 professores da escola Karatay Bilim ve Sanat Merkezi, Konya, Turquia, deslocou-se ao agrupamento para uma atividade de observação de práticas (job shadowing). Os professores, de várias áreas, puderam visitar o agrupamento, interagir com os elementos da direção, observar aulas, e participar em sessões com elementos do PNA e com a professora bibliotecária.
30 de março – 26 de maio de 2023
No dia 26 de maio de 2023, os estagiários da Universidade de León, Saúl Villa e Guillermo Rodríguez, de biologia e matemática, respetivamente, terminaram o sua permanência de dois meses na agrupamento. Desejamos as maiores felicidades a estes dois jovens que durante dois meses fizeram parte da comunidade educativa do AEMT.
22 a 26 de maio de 2023
Um grupo de 8 professores da escola Selçuklu Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi e , Konya, na Turquia, estive no agrupamento para uma atividade de observação de práticas (job shadowing). Os professores tiveram a oportunidade de visitar duas escolas do agrupamento, interagir com os elementos da direção, observar aulas, e participar em algumas sessões com elementos do PADDE, do PNA e com a professora bibliotecária.
22 1 26 de maio de 2023
Um grupo de 5 professores da escola Konya Bilim ve Sanat Merkezi, Konya, na Turquia, estive no agrupamento para uma atividade de observação de práticas (job shadowing). Os professores tiveram a oportunidade de visitar duas escolas do agrupamento, interagir com os elementos da direção, observar aulas, e participar em algumas sessões com elementos do PADDE, do PNA e com a professora bibliotecária.
8 de maio a 6 de junho de 2023
3 alunos da escola BTSO Ali Osman Sönmez Sosyal Bilimler Lisesi, em Bursa , na Turquia, estiveram no agrupamento para realizar uma atividade de aprendizagem de longa duração. Os alunos, da área das ciências sociais, foram integrados em diversas turmas do ensino secundário e realizaram, conjuntamente com os colegas portugueses, atividades propostas pelos professores das turmas. Simultaneamente, professores de distintas escolas da região de Bursa estiveram no agrupamento para a realização de atividades de observação de práticas (job shadowing).Tratou-se de uma atividade muito enriquecedora para os participantes e para toda a comunidade.
8 a 12 de Maio de 2023
O AEMT acolheu 4 professoras italianas em mobilidade para observação de práticas (job shadowing), no âmbito do projeto 2020-1-IT02-KA101-078358. Do grupo faziam parte 2 professoras de geografia e história, provenientes das escolas Instituto Comprensivo Grosseto 3, em Grosseto, e Istituto Comprensivo Bartolomeo Sestini, em Agliana, e 2 professoras do 1° ciclo das escolas Istituto Comprensivo Rita Levi Montalcini, em Campi Bisenzio, e Istituto Comprensivo Lastra a Signa, em Lastra a Signa.
1 a 6 de maio de 2023
Presença no agrupamento de um grupo de 16 alunos e 3 professoras da escola IIS Mariano IV D’ Arborea, Oristano, Itália, numa atividade do projeto 2022-1-IT02-KA121-SCH-000068367. Durante a semana, os participantes realizaram várias atividades relacionadas com a comunicação em língua estrangeira, as culturas portuguesa e italiana, a saúde e o bem estar, e o desporto. Além das atividades realizadas no agrupamento, os participantes levaram a cabo um peddy paper pela cidade de Bragança e fizeram caminhadas a S.Bartolomeu e à Senhora da Serra. Agradecemos a colaboração de todos quantos se empenharam para que esta semana se tornasse inesquecível, em especial aos alunos e aos pais, que tão bem acolheram os nossos visitantes, aos professores envolvidos, à junta de freguesia de Rebordãos e à equipa PES do agrupamento.
18 a 20 de abril de 2023
Acolhimento da escola CE Ponce de León, Madrid, Espanha, na atividade “The Douro that unites us”, projeto 2022-1-ES01-KA121-SCH-0000060041, que decorreu de 18 a 20 de abril de 2023. Das atividades realizadas destacam-se uma sessão sobre língua gestual espanhola para o alunos das turmas 9°D e 8°A, atividades sobre a preservação do meio ambiente, em colaboração com o programa Eco-escolas, peddy paper ambiental pela parte histórica da cidade, cruzeiro no Parque Natural do Douro Internacional, visita à Quinta da Terrincha e visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa.
17 a 21 de abril de 2023
Visita ao agrupamento de 3 professores, da escola 13° Dimotiko Scholeio Kalamarias, na Grécia, em mobilidade para atividade de job shadowing (observação de práticas) no 1° ciclo, no âmbito do projeto 2021-1-EL01-KA121-SCH-000009748
13 a 17 de março de 2023
O agrupamento acolheu um grupo de 4 professoras da escola Collège Roger-Carlès, em Nice, França, para uma atividade de job shadowing (observação de práticas) nas seguintes áreas: artes, biblioteca, língua materna e história.
13 a 17 de março de 2023
5 alunas turcas e uma professora da escola Hasan Gülisan Arseven Kiz Anadolu Imam Hatip Lisesi, em Bursa, na Turquia, visitaram o agrupamento no âmbito de uma atividade de aprendizagem relacionado com a aprendizagem de inglês do projeto 2022-1-TR-01-KA121-SCH-000064593.
6 e 11 de novembro de 2022
Um grupo de 16 alunos e 3 professores, da escola Collège Saint Jean Baptiste de Guérande, França, visitaram o agrupamento no âmbito do projeto 2022-1-FR01-SCH-000054534. Este encontro teve como objetivos a continuação do trabalho desenvolvido em Guérande – realização de uma curta-metragem, a apresentação pública deste filme e o aprofundar os conhecimentos sobre o cinema português, tendo por base o cinema do realizador Manoel
de Oliveira.
Projeto KA229 “CYBERS“
De 18 a 21 de outubro de 2022, teve lugar no AEMT a atividade “Web detectives: Fake or not fake, this is the question”. Durante a atividade os participantes tiveram a oportunidade de conviver com colegas vindos de outros países (Espanha, Itália, Polónia, Roménia), fazer uma visita guiada à cidade, aprender acerca da literacia dos média e da informação (MIL), realizar trabalho colaborativo e cooperativo em equipas multinacionais. Tiveram ainda oportunidade de contactar com a jornalista Helena Fidalgo, que realizou um workshop denominado “What is information literacy?” e com as professoras Fernanda Vicente e Silvia Fernandes que versaram os temas “fake news”, “disinformation” e “misinformation”. Um agradecimento especial à jornalista Helena Fidalgo e à professora Fernanda Vicente por se terem disponibilizado em colaborar com o agrupamento e garantirem o sucesso desta atividade.
“O Douro que nos une”
25-29 de abril de 2022
De 25 a 29 de abril de 2022, no âmbito do projeto 2021-1-ES01-KA121-SCH-000007054, e da atividade “O Douro que nos une”, um grupo de 22 alunos, do 3º de ESO, de entre os quais 4 surdos, 1 surda-cega e 1 aluno com necessidades educativas especiais, e 4 professores, de língua gestual, inglês, ciências e história, do Centro Educativo Ponce de León, deslocou-se ao AEMT para realizar uma atividade de aprendizagem, tendo desenvolvido várias atividades com alunos e professores do agrupamento. O CE Ponce de León dedica uma atenção especial à comunidade surda e todos os alunos aprendem língua gestual.
No primeiro dia, em conjunto com a turma do 9°B do agrupamento, desenvolveram atividades como: uma videoconferência e workshop de língua gestual portuguesa e espanhola, com o grupo de apoio à educação bilíngue do Agrupamento de Escolas D.Maria II, Braga, atividades de quebra gelo e de língua gestual entre alunos portugueses e espanhóis e um eco trilho no recinto histórico do castelo, com a colaboração do grupo de professores que desenvolvem o programa Eco-escolas no agrupamento.
No segundo dia dirigiram-se a Miranda do Douro para realizarem o cruzeiro ambiental e visitar o Museu das Terras de Miranda. O nosso agradecimento ao Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro pela receção feita aos visitantes. Por último, visitaram a Quinta da Terrincha, em que participaram em vários workshops relacionados com a produção de queijo, vinho e azeite, e visitaram o Parque Arqueológico do Vale do Côa.
No início do próximo ano letivo será o AEMT a deslocar-se a Madrid para realizar uma atividade de aprendizagem com os seus alunos.