Cursos estruturados

Curso: Innovative Approaches to Teaching –  Praga – 10 a 14 de junho de 2024

1º Dia – 10 de junho

  • Apresentação dos Participantes: jogos variados e criativos como forma de apresentação, entre eles o jogo da joaninha para descoberta de interesses em comum;
  • Módulo Teórico -skills século 21: atividade utilizando um QR code, através de definições atribuir um skill;
  • Atividades que contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo: tiras de papel escritas com exemplos de ações em que os participantes teriam que as ordenar por baixo do respetivo tópico de pensamento critico ou pensamento criativo;
  • Visita guiada pela cidade;

2º Dia – 11 de junho

  • Definição de criatividade e sua importância no seculo 21. Exemplos de atividades de estímulo da mesma:

– a partir da projeção da imagem de um objeto, levar os participantes a refletir acerca de possíveis utilizações do mesmo;

– a partir do desenho de 2 bolinhas lado a lado, criar imagens que as incluam.

  • A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento criativo e crítico – sites e atividades:  storytelling digital; Ludificação/ gamificação – técnicas e dinâmicas de jogos em sala de aula;
  • Atividades de educação entre pares como estratégia de ensino colaborativo que potencializa a aprendizagem e dinamiza o ensino; Exemplos de como fazer grupos na turma;

3º Dia -12 de junho

  • Ensino híbrido – dar aos alunos o que aprender e eles decidem quando e onde, utilizando ferramentas digitais;
  • Aula invertida, Flipped classroom; Station rotation model;
  • Ferramentas digitais como forma de avaliar.

4º Dia – 13 de junho

  • Utilização de aplicações em sala de aula como ferramenta de aprendizagem;
  • Ferramentas de Inteligência Artificial para criação de conteúdos para professores e alunos: Chat GTP; Prompt Engeneering; Alayna.us; mizou.com.

5º Dia – 14 de junho

  • Atividades de inquérito e pesquisa como método de aprendizagem
  • Aprendizagem baseada em tarefas colaborativas: atividades de leitura e escrita; tarefas por estações, atividades de questionamento.